O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) é celebrado anualmente na quarta quinta-feira do mês de novembro. Foi declarado oficialmente como feriado nacional nos EUA em 1941 pelo então presidente Franklin Roosevelt, antes disso, muitas datas existiram para o que é hoje considerado como uma data legitimamente norte-americana (outros lugares como o Canadá também celebram essa data, mas não no mesmo dia). Muitas pessoas comemoram a data com jantares reunindo toda família ou aproveitam o feriadão para viajar. Nas escolas as crianças costumam fazer peças teatrais mostrando peregrinos e nativos norte-americanos celebrando uma colheita de outono em comunhão.
Os puritanos irlandeses, que vieram em massa habitar as colônias do território norte-americano também realizavam atos de agradecimento a Deus depois de períodos de comida escassa ou de extremo sofrimento. Um grande número deles veio ao Novo Mundo (como era chamada a América naquele tempo) para fugir da perseguição religiosa na Irlanda e Inglaterra. Mais de cem puritanos chegaram a Plymouth, hoje Massachusetts, em 1620 em uma embarcação chamada de Mayflower. Poucos deles conseguiram sobreviver na nova terra depois de um inverno rigoroso.
O maior símbolo do Dia de Ação de Graças é o peru. Mais de 90% da população come peru nesse dia. O Dia de Ação de Graças, para muitos é chamado de Dia do Peru.
Todo ano há uma tradição na casa branca. O presidente dos EUA captura um peru na noite anterior ao Dia da Ação de Graças, que passa a viver no Kidwell Farm, uma espécie de zoológico na Virgínia. Há 50 anos o presidente Harry Truman começou essa tradição que é seguida ininterruptamente todos os anos.
Nos EUA, além do peru, outros tipos de comidas são tradicionalmente servidas como refeições nesse dia. Além do peru assado, pratos feitos com batatas, abóbora e amoras são tradição na mesa dos norte-americanos. Muitos desses pratos foram, na verdade, cultivados pelos nativos e introduzidos para os europeus quando chegavam.
Desfiles e esportes também marcam esse dia, muitos deles patrocinados por lojas para incentivar o início das compras de Natal.